sexta-feira, 29 de março de 2013



                                    BACALHOADA

                        Receita típica de Páscoa



O hábito de comer bacalhau no Brasil veio através dos portugueses na época do descobrimento, sendo apreciado em todo o país.
O delicioso prato geralmente é servido em festas típicas, como na Páscoa. Não fique com água na boca e prepare sua própria bacalhoada seguindo a receita abaixo:

Ingredientes:

2 kg de bacalhau dessalgado
1 kg de batata descascada
1 kg de tomate maduro fatiado
2 cebolas fatiadas
2 pimentões verdes fatiados
1 xícara (chá) de azeitonas pretas inteiras
2 ovos cozidos e fatiados
1/2 xícara (chá) de azeite
2 colheres (chá) de orégano
1 maço de couve
Azeite de oliva para untar

Modo de preparo:

Cozinhe o bacalhau e as batatas em bastante água até amaciar. Escorra, fatie as batatas em um refratário untado com azeite de oliva, intercale camadas de batatas, de bacalhau, de tomate, de cebola, de pimentão e de azeitonas. Decore com o ovo cozido, regue com 1/2 xícara (chá) do azeite, espalhe o orégano, cubra com papel-alumínio e leve ao forno médio, preaquecido, por 20 minutos. Retire o papel e asse por mais 10 minutos. Em uma panela com água fervendo, coloque a couve, cozinhe por 3 minutos, depois esprema formando trouxinhas para retirar o excesso de água e reserve. Coloque as trouxinhas de couve no meio da bacalhoada e sirva.


Bom apetite e Feliz Páscoa!

quinta-feira, 28 de março de 2013


                                    COPO AMERICANO

                                   65 anos de tradição



Apesar do nome, ele é originalmente brasileiro, um ícone do design nacional que foi desenvolvido pela indústria vidreira Nadir Figueiredo. Em 2012, completou 65 anos de existência.

Com a borda lisa e o corpo canelado, o copo americano está em casa, nos restaurantes, bares, botequins e padarias, servindo desde o café com leite, pingado, como também a cerveja e o refrigerante.

O copo americano serve até como medida padrão para os chefes de cozinha e culinárias e é também o copo preferido de todos os brasileiros para beber aquela cervejinha gelada.

quarta-feira, 27 de março de 2013


                   PARQUE AQUÁTICO MARIA LENK

Homenagem à nadadora brasileira, falecida três meses antes da sua inauguração


Construído para receber as competições de natação, saltos ornamentais e nado sincronizado dos Jogos Pan-americanos de 2007, o Parque Aquático Maria Lenk integra o Complexo Esportivo Cidade dos Esportes, localizado na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.

Projetado de acordo com os parâmetros e especificações estabelecidos pela Federação Internacional de Natação, é composto por uma piscina olímpica, uma piscina aquecida e um tanque para saltos ornamentais.

Apesar de não estar sendo muito utilizado para atividades desportivas, o parque aquático é um dos principais trunfos da cidade do Rio de Janeiro na candidatura para os Jogos Olímpicos de Verão de 2016.

segunda-feira, 25 de março de 2013


                                         PARATY
                    Mais uma beleza do Rio de Janeiro


 Paraty é um município histórico do Rio de Janeiro. A cidade foi sede durante o período colonial brasileiro do mais importante porto exportador de ouro do Brasil. Em 1667, Paraty adquiriu o status de vila, separando-se de Angra dos Reis.
A cidade é rodeada de parques e reservas ecológicas, fazendo da região uma das mais preservadas do Brasil. O litoral do município possui várias ilhas e praias lindíssimas, tais como Trindade, Iriri, Tarituba e São Gonçalo.
 Outras opções de diversão são as trilhas e outras modalidades de esporte, como a canoagem oceânica, a vela, o surf e o mergulho nas belas águas da região. 

sexta-feira, 22 de março de 2013


                            DIA MUNDIAL DA ÁGUA


                             
Criado pela ONU e celebrado no dia 22 de março, o Dia Mundial da Água é destinado à discussão sobre os diversos temas relacionados a este importante bem natural.
O Dia Mundial da Água ainda tem como objetivo principal criar um momento de reflexão, análise e elaboração de medidas práticas para resolver e para conscientizar toda a população mundial.

Algumas formas simples de se economizar água no dia a dia são:

– Reutilize a água sempre que possível;
– Opte por lavar a calçada com baldes;
Mantenha a torneira e o chuveiro fechados enquanto escova os dentes e se ensaboa no banho;
Faça uma limpeza prévia das louças, retirando o máximo de resíduos sólidos antes do momento de lavar.

Faça sua parte e ajude a cuidar do nosso bem mais precioso: o planeta onde vivemos.

quinta-feira, 21 de março de 2013


                                
                                              ZICO

                                   O galinho artilheiro



Carioca nato, Arthur Antunes Coimbra, mais conhecido como Zico, é um ex-jogador de futebol. Por ser magrinho, foi apelidado carinhosamente com o nome de Galinho.

É o maior artilheiro da história do estádio do Maracanã, com 333 gols em 435 partidas, e também o maior artilheiro da história do Flamengo, com 508 gols em 731 jogos, ídolo de uma nação com mais de 35 milhões de torcedores espalhados pelo país. Foi eleito como o terceiro maior futebolista brasileiro do século 20.  É um dos quatro brasileiros a figurar no Hall da Fama da FIFA.

quarta-feira, 20 de março de 2013


                                    ARPOADOR

                  Rodeado de beleza por todos os lados


Cercado pelas praias de Ipanema, Leblon, Copacabana e pelo morro Dois Irmãos, o Arpoador é famoso pela pedra que invade o mar, separando-o da praia de Copacabana, onde se encontra umas das vistas mais bonitas do Rio de Janeiro.

A praia do Arpoador também é muito conhecida como a praia dos surfistas por conta das grandes ondas propícias para a prática do esporte, além de ter um parque com muito verde, onde artistas nacionais e internacionais fazem apresentações populares.

terça-feira, 19 de março de 2013

.


   CATEDRAL METROPOLITANA DO RIO DE JANEIRO                         
                     Beleza do centro da cidade 


Projetada pelo arquiteto Edgar de Oliveira Fonseca com o interior projetado pelo padre Paulo Lacher Maier, a Catedral de São Sebastião, também conhecida como Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro, é uma catedral católica localizada no centro da cidade.
Inaugurada em 1979 em um estilo moderno, apresenta formato cônico e tem capacidade para 20.000 pessoas em pé. Com vitrais coloridos, a beleza da Catedral é uma obra-prima.

segunda-feira, 18 de março de 2013



                     PARQUE NACIONAL DA TIJUCA

                Oásis dentro da cidade do Rio de Janeiro




O Parque Nacional da Tijuca é uma Unidade de Conservação Federal composta pelos setores da Floresta da Tijuca, Serra da Carioca e Pedra Bonita/Pedra da Gávea. A Floresta é fruto de reflorestamento, e a preservação do Parque é fundamental para a manutenção da qualidade de vida da cidade.

Com trilhas e locais privilegiados para a prática de diversos esportes, a Floresta da Tijuca dispõe de praças com brinquedos, espaços reservados para churrascos, confraternizações e restaurantes. É a área de conservação federal mais visitada do país, recebendo uma média de 2 milhões de visitantes ao ano.

sexta-feira, 15 de março de 2013


             THEATRO MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO        
                              Palco de grandes artistas

Localizado na Cinelândia, no centro do Rio de Janeiro, o Theatro Municipal do Rio de Janeiro é um dos mais belos prédios da cidade e foi inaugurado em 14 de julho de 1909. O local é a principal casa de espetáculos do Brasil e uma das mais importantes da América do Sul. Sua e história é fascinante e se mistura com a trajetória da cultura do País.
Com pouco mais de um século de existência, o Theatro tem recebido grandes nomes brasileiros e estrangeiros da música e da dança. Desde sua inauguração, o Theatro passou por quatro reformas, a última ocorreu em 27 de maio de 2010, com a presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

quinta-feira, 14 de março de 2013


                                  MARINA DA GLÓRIA 
                          Uma obra-prima da natureza 

Localizada no bairro da Glória, na cidade do Rio de Janeiro, a Marina da Glória faz parte do Parque Brigadeiro Eduardo Gomes e é banhada pelas águas da Baía de Guanabara.
A Marina da Glória é um porto náutico para os amantes dos esportes e para os visitantes da cidade e dispõe de uma infraestrutura de apoio às embarcações turísticas e desportivas. Quem vê a marina de longe tem a impressão de estar olhando uma pintura, um obra de arte da natureza.
Em 2011, foi palco do sorteio das Eliminatórias da Copa do Mundo FIFA de 2014, o primeiro evento oficial da competição no Brasil.

quarta-feira, 13 de março de 2013


                             REGIÃO DOS LAGOS

                                    Cabo Frio




Situado na baixada litorânea do estado do Rio de Janeiro, Cabo Frio faz divisa com Armação de Búzios, Arraial do Cabo, Araruama e São Pedro da Aldeia. É o sétimo município mais antigo do Brasil e o principal da Região dos Lagos.

Cabo Frio é muito conhecida por suas atrações turísticas, como monumentos históricos e diversas praias, dentre elas, a Praia do Forte é a mais conhecida.
Cercado de belezas naturais e históricas por todos os lados, Cabo Frio é um ótimo lugar para aproveitar o tempo com os amigos e familiares e onde o que fazer não falta.

terça-feira, 12 de março de 2013


                                    BAR DEVASSA       

                                 Vai um chopinho?


A história da Devassa teve início em 2001, quando dois empresários resolveram criar uma cerveja especial com alma brasileira e qualidade europeia. A cerveja é artesanal e tem sabor refinado.

No Rio de Janeiro, as cervejarias têm localização estratégica nas zonas norte, sul e oeste da cidade.
A rede também serve chopp de fabricação própria com quatro versões: loura, ruiva, negra e índia. Tem pra todos os gostos!


segunda-feira, 11 de março de 2013


                       BISCOITO DE POLVILHO

                                       Globo



A receita é mineira, mas o sucesso é carioca. A massa do biscoito é feita de água, leite, óleo e polvilho. Quando a massa é levada ao forno, a água de seus ingredientes evapora e os gases se expandem. É isso o que dá o aspecto aerado do biscoito.

A fábrica do biscoito Globo abre todos os dias e cerca de 350 ambulantes fazem fila em sua porta para comprar os 150 mil biscoitos produzidos diariamente por ela. Nos sabores doce e salgado, o biscoito é um dos diversos petiscos servidos nas praias do Rio de Janeiro.


sexta-feira, 8 de março de 2013


                       DILMA ROUSSEFF

                   Primeira presidenta eleita


De guerrilheira na década de 1970 a participante da administração pública em diferentes governos, Dilma Vana Rousseff tornou-se uma figura pragmática, de importância central no governo Lula. No dia 20 de fevereiro de 2010, durante o 4º Congresso Nacional do Partido dos Trabalhadores, Dilma foi aclamada pré-candidata do PT à presidência da República. 
Uma mulher determinada e de muita garra, é a primeira mulher a ocupar o cargo mais alto do governo brasileiro, provando ser capaz de conduzir um país como o Brasil.
A homenagem da JCI vai para a presidenta Dilma Rousseff e para todas as mulheres do mundo. Parabéns!

quinta-feira, 7 de março de 2013


                                      PETRÓPOLIS

                                    Cidade Imperial


Petrópolis localiza-se no topo da Serra da Estrela, pertencente ao conjunto montanhoso da Serra dos órgãos, à 845 metros de altitude média, sendo que a sede municipal está a 810 metros de altitude. Situa-se a 68 km do Rio de Janeiro.

O  clima ameno, as construções históricas e a abundante vegetação são grandes atrativos turísticos. Além disso, a cidade possui um movimentado comércio e serviços, além de produção agropecuária (com destaque para a fruticultura) e industrial. Fundada por iniciativa de Dom Pedro II (seu nome vem da junção das palavras, em latim Petrus (Pedro) + em grego Pólis (cidade) ficando "Cidade de Pedro"), é constantemente chamada de "Cidade Imperial". 

quarta-feira, 6 de março de 2013


                                  PRAIA DA BARRA

                  As águas esverdeadas da Tijuca


A praia da Barra da Tijuca, localizada na zona oeste do Rio de Janeiro, é a maior praia da cidade, com 18 quilômetros de comprimento. É a principal praia da região da Barra da Tijuca e não possui calçadão por ser uma região de preservação ambiental. Tem ondas fortes e muito boas para a prática do surf e do bodyboarding. Nela também são realizadas diversas etapas de campeonatos brasileiros e até mundiais desses esportes.
Em sua orla, é muito comum encontrar pessoas praticando outros esportes, como futebol de areia, futevôlei, vôlei e frescobol, ou mesmo fazendo caminhadas no calçadão e andando de bicicleta ao longo da ciclovia.

terça-feira, 5 de março de 2013


                                  PEDRA DA GÁVEA

                            Lugar para os aventureiros


Localizada na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, a Pedra da Gávea possui o topo de granito a 844 metros acima do nível do mar e é o maior bloco de pedra à beira-mar do planeta.
Um dos pontos extremos do parque da Floresta da Tijuca e um dos mirantes mais espetaculares, a Pedra da Gávea é hoje uma das montanhas mais frequentadas do Rio de Janeiro. Com diversas trilhas é provavelmente a caminhada mais bonita da cidade, mas sua trilha é bastante cansativa e possui trechos mais técnicos, e só deve ser feita por quem tem alguma experiência ou com o equipamento de segurança adequado. Durante a trilha pode-se encontrar árvores de todos os portes em meio a uma exuberante Mata Atlântica, além de uma pequena cachoeira para se refrescar nos dias mais quentes.

segunda-feira, 4 de março de 2013


           Museu de Arte Contemporânea de Niterói

                          Obra-prima de Niemeyer



O MAC, localizado na cidade de Niterói, no Rio de Janeiro, foi projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, tornando-se o maior dos cartões-postais de Niterói.
 Destinado principalmente a obras pertencentes à arte contemporânea, o museu possui um acervo de mais de 1.217 obras e ainda disponibiliza atividades educacionais.

Localizado sobre o Mirante da Boa Viagem, na orla de Niterói, a fachada futurística do museu possibilita que o visitante desfrute de vistas panorâmicas quer fora do museu, a partir do pátio, quer dentro do museu pelo anel de janelas que divide este gigantesco prato de concreto em duas faixas.
Só a visita ao local já vale o passeio com sua vista deslumbrante e panorâmica da cidade de Niterói e do Rio de Janeiro.

sexta-feira, 1 de março de 2013


                            RIO DE JANEIRO

                                         448 anos



A Cidade Maravilhosa completa hoje, dia 1º de março, 448 anos.  Para comemorar a data acontecem várias apresentações artísticas e celebrações religiosas pela cidade. Dentre essas programações será inaugurado o Museu de Arte do Rio (MAR), localizado na Praça Mauá, região portuária do Rio de Janeiro. O local trará a história do município por meio de obras artísticas, além da Escola do Olhar, espaço dedicado à educação, focado em artes.
A inauguração do MAR é um dos principais passos da Prefeitura do Rio para o Porto Maravilha, projeto de revitalização da zona portuária fluminense, que também conta com investimentos de empresas privadas.
Dois prédios interligados compõem a estrutura do museu. Serão oito salas de exposições divididas nos quatro andares da construção. Para a inauguração, quatro mostras já estão preparadas: “Rio de Imagens”, “O Colecionador”, “Vontade Construtiva” e “O Abrigo e o Terreno”. Um acervo próprio também está sendo formada a partir de doações e aquisições de obras de arte.