quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013


                            PARQUE LAGE

      Patrimônio Histórico e Artístico Nacional do RJ



O parque Henrique Lage é um parque público da cidade do Rio de Janeiro localizado aos pés do morro do Corcovado. Com uma área de mais de 52 hectares, possui não só um requinte natural ao oferecer a seus visitantes sua bela floresta e palmeiras imperiais mas também chafariz e jardins construídos nos moldes europeus.

O parque foi tombado como patrimônio histórico e cultural do Rio de Janeiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 14 de julho de 1957.
Cercado pela Mata Atlântica, o cenário encantador do parque também é um bom local para passeios com a família, a prática de esportes ou simplesmente para um passeio cultural.

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013


                                              SANTA TERESA

           A escadaria mais famosa do Rio de Janeiro



Santa Teresa fica no alto de uma colina no bairro da zona sul do Rio de Janeiro e é recortada pelos trilhos do velho bondinho elétrico. Repleta de largos e espaços culturais que revelam paisagens das zonas norte, sul e centro, Santa Teresa é tomada por sobrados que abrigam ateliês, lojinhas de artesanato, bares e restaurantes.

Um dos prédios mais importantes é o Convento de Santa Teresa, erguido no século 19 e que deu nome ao bairro. Quem optar por chegar até lá a pé, partindo da Lapa, terá a oportunidade de conhecer a mais famosa escadaria da cidade – a Selarón, com 215 degraus recobertos de mosaicos de cerâmica nas cores verde, amarelo e azul. A escada foi batizada com o nome do artista plástico chileno que assina a obra.
Tradicionalmente vivem em Santa Teresa muitos intelectuais, acadêmicos, artistas, militares e políticos, atraídos pelas características históricas, culturais e pela qualidade de vida que o bairro proporciona. Em função desse perfil, trata-se de um bairro formador de opinião, com participação política, em movimentos populares ou mobilizações coletivas. Há também um grande número de organizações não-governamentais instaladas no bairro, que prestam serviços e dão apoio às comunidades localizadas no entorno da região.

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013


                    Museu de Arte Moderna (MAM) 

               Berço de grandes artistas brasileiros



O Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro é uma das mais importantes instituições culturais do Brasil. O museu viu nascer parte considerável dos movimentos artísticos brasileiros e lançou boa parte de nossos artistas mais importantes.

Obra máxima de seu criador, o arquiteto carioca Affonso Eduardo Reidy, o MAM está instalado em meio a jardins no Aterro do Flamengo, junto à Baía de Guanabara. Suas fachadas envidraçadas trazem para o interior o paisagismo de Burle Marx, enquanto que os vãos-livres têm um fim prático: a liberdade de composição oferecida ao espaço expositivo e o convite ao jardim no plano térreo.
Atualmente, o MAM possui uma coleção com mais de 15 mil obras, entre pinturas, esculturas e gravuras de artistas brasileiros e estrangeiros. Há também uma biblioteca especializada em artes e uma importante cinemateca, onde acontecem as mostras mais concorridas da cidade.

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013


                              IPANEMA 
                    Inspiração de grandes poetas


A praia de Ipanema fica no bairro de Ipanema, na zona sul da cidade do Rio de Janeiro. Ela tem 2,6 km de extensão e fica perto do bairro do Leblon, que é um complemento dela.
Uma das praias mais famosas e frequentadas da cidade inspirou o compositor Vinícius de Moraes a escrever a canção “Garota de Ipanema”, na qual Tom Jobim é responsável pela melodia.
Além de ser um ponto de encontro tradicional para moradores e turistas do Brasil e do mundo inteiro, a praia também é um dos locais favoritos para a prática de diversos esportes.

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013


                                        CASTELÃO

             Primeiro estádio pronto para a Copa de 2014




O Estádio Governador Plácido Castelo, mais conhecido como Castelão, está localizado em Fortaleza, Ceará.  É o maior e mais moderno estádio da região Nordeste do Brasil.

Foi inaugurado em 1973, reformulado em 2002 e novamente em 2012, visando a Copa do Mundo FIFA 2014. O conceito do projeto foi transformar o estádio Castelão em um dos grandes centros olímpicos do País e também um enorme complexo turístico.

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013


                               TAPIOCA

                Iguaria genuinamente brasileira



A tapioca é originalmente um alimento dos indígenas, que ainda hoje, produzem a fécula de mandioca, também chamada de goma, muito comum em todo o norte e nordeste brasileiro. Quando levada ao fogo, ela forma um biju ou um tipo de panqueca de sabor quase neutro e altamente nutritivo.

A tapioca é um alimento que tradicionalmente está inserido na cultura alimentar do povo brasileiro. É consumida em forma de bijus, sendo ainda adicionada a ela coco, manteiga da terra, leite condensado ou os mais diversos recheios salgados e doces.

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013


                             PORTO DE GALINHAS

                A praia mais movimentada de Recife




Porto de Galinhas é uma vila da cidade de Ipojuca, litoral sul de Pernambuco, no Nordeste brasileiro. É o balneário mais visitado do estado e sua praia principal, a de Porto de Galinhas, foi eleita por anos seguidos como uma das dez praias mais bonitas do Brasil.
O passeio principal em Porto é ir de jangada para conhecer as piscinas naturais com suas águas mornas e cristalinas emolduradas pelos recifes de corais que só aparecem quando a maré está baixa.
Sua fama se deve, principalmente, às belezas naturais: piscinas de águas claras e mornas formadas entre corais, estuários, mangues, areia branca e coqueirais.

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013


                                 ESTAÇÃO DA LUZ

                    Cartão-postal da cidade de São Paulo



 A Estação da Luz ocupa 7.500 metros quadrados do Jardim da Luz e foi construída entre 1895 e 1901 para substituir a primitiva estação de 1867, idealizada pelo barão de Mauá.

A estação, com projeto de estilo vitoriano e material importado, já nasceu como a principal da Companhia São Paulo Railway e tinha como responsável o engenheiro James Ford. Marco histórico para a cidade, foi responsável pelo escoamento da produção de café.
O seu relógio era referência para acertos na cidade. Em 1946, um incêndio quase destruiu o local, que foi reconstruído com algumas alterações. O complexo arquitetônico de 1901 foi tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico (Condephaat) em 1982.
A Estação da Luz passou por um processo de restauração. A parte interna e as fachadas laterais e a principal foram concluídas no aniversário de 450 anos da cidade de São Paulo. O local abriga também o Museu da Língua Portuguesa, um centro de referência do nosso idioma com exposições, sala de capacitação para professores, palestras, sala de consultas e eventos culturais.

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013


                     MOQUECA DE CAMARÃO


                                Sabor brasileiro



Tradicional item da culinária capixaba, apresentando variações na culinária baiana e paraense, o prato, que tem origem indígena, é um cozido de peixe e outros frutos do mar com diferentes temperos, tendo recebido esse nome devido ao modo de preparo. A moqueca era assada em grelhas ou em folhas de árvores cobertas por cinzas quentes. Com o tempo, a moqueca passou a ser refogada, e não assada, como na sua criação.

A primeira menção da moqueca num documento histórico foi numa carta do padre português Luís de Grã, datada de 1554, onde ele afirma que "quando se dispunham a comer carne humana, os índios assavam-na na labareda", isto é, no moquém. Em 1584, outro padre, Fernão de Cardim, comenta que eram moqueados peixes, batata, mangará, entre outros alimentos.

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013


                            COPACABANA 

                              “Princesinha do mar”




A praia de Copacabana localiza-se no bairro de Copacabana, na zona sul da cidade do Rio de Janeiro, no Brasil. Considerada uma das praias mais famosas do mundo, seu mar azul e sua beleza natural atraem milhares de turistas todos os anos. Em sua orla existe um belíssimo e mundialmente famoso calçadão com desenhos em curvas que simulam as ondas do mar.

Nas areias douradas de Copacabana são feitos diversos eventos esportivos e musicais. À beira-mar também se encontram diversos restaurantes, quiosques e hotéis, e entre estes, o mais charmoso do Rio: o Copacabana Palace.
Copacabana é uma praia iluminada à noite e por isso é possível frequentá-la até mais tarde. Lá é também onde ocorre o maior evento de Réveillon da cidade, no qual ocorre uma das mais belas queima de fogos para a celebração do ano-novo.

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013


                                          GUGA

             Maior tenista brasileiro de todos os tempos 




Gustavo Kuerten, mais conhecido como Guga, é um ex-tenista profissional brasileiro, condecorado com posição do Hall da Fama da ATP (Associação dos Tenistas Profissionais).
Guga recebeu diversos títulos como juvenil, desde 1993, quando foi campeão sul-americano, em quadra de saibro. Em seguida conquistou o título de campeão da Copa Davis, campeão de duplas de Rolland Garros e vice-campeão do Orange Bowl.

No tênis profissional, Guga estreou em 1996, e no ano seguinte já conquistou o título de campeão do Grand Slam de Roland Garros, na França. Nesta disputa derrotou o espanhol Sergui Bruguera. A partir dessa conquista, Guga obteve imenso prestígio, conquistando fãs no mundo inteiro. Tornou-se o primeiro atleta brasileiro a ocupar uma das dez primeiras colocações no tênis mundial.

Entre 2000 e 2001 Guga viveu a fase áurea de sua carreira, mantendo-se como número um no ranking mundial. Tornou-se tricampeão em Roland Garros e venceu vários outros torneios, entre os quais o ATP Tour de Stuttgart, na Alemanha, o Master Series de Cincinati, nos EUA e o ATP Tour de Indianápolis, também nos EUA.

Posteriormente Guga passou por problemas físicos, chegando a realizar duas cirurgias. Mesmo assim, continuou mostrando seu jogo forte e brilhante, com golpes paralelos, conhecido por desgastar seus oponentes. Recebeu diversos títulos, foi líder do ranking mundial de simples durante 44 semanas e líder do ranking brasileiro de simples de 1996 a 2005.

Em fevereiro de 2008 anunciou sua despedida das quadras e oficializou a decisão em maio do mesmo ano ao participar do Torneio de Rolland Garros. 

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013


                                     PAMPULHA

                    O cartão postal de Belo Horizonte



A Lagoa da Pampulha está situada na região da Pampulha, no município de Belo Horizonte, estado de Minas Gerais.

Surgiu na década de 1940 com o então prefeito e futuro presidente do Brasil, Juscelino Kubitschek. Como a cidade fica distante do litoral, havia o sonho de se construir uma lagoa para servir de lazer aos moradores, o que foi planejado por Otacílio Negrão de Lima, antecessor de JK. Porém, só no governo de JK é que o sonho se realizou: estava pronta a Pampulha e o projeto arquitetônico mundialmente famoso. Fazem parte do conjunto arquitetônico da lagoa da Pampulha a igreja de São Francisco de Assis, o Museu de Arte, a Casa do Baile, o Iate Tênis Clube e o Pampulha Iate Clube. A orla da Pampulha é formada por uma imensa estrutura de lazer, como o ginásio do Mineirinho, o Zoológico de Belo Horizonte, o Centro de Preparação Equestre da Lagoa, pistas para ciclismo e caminhada, além do Estádio Governador Magalhães Pinto, mais conhecido como Mineirão, palco de grandes eventos esportivos e históricos do futebol regional, nacional e internacional.

A lagoa da Pampulha também é palco de grandes eventos esportivos, como a Volta Internacional da Pampulha, entre outras competições nacionais e internacionais. 

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013


                                          COXINHA  

                         O salgado apreciado por todos



A coxinha é um salgado brasileiro feito à base de massa feita com farinha de trigo e caldo de galinha, que envolve um recheio elaborado com carne de frango temperada.
Feita com massa de batata, a coxinha é tradicionalmente recheada com carne de frango cozida e desfiada, podendo ter a opção de também ser recheada com requeijão cremoso, tal qual o catupiry, junto ao frango. Modelada em formato de coxa de galinha, é enfarinhada com farinha de rosca e frita em óleo quente.
A coxinha de frango é servida em lanchonetes, casas de café, lojas especializadas em salgadinhos, padarias e pastelarias. O salgado tem sua origem no século XIX, na região da Grande São Paulo, no estado de São Paulo.
Segundo historiadores da alimentação, a coxinha foi desenvolvida durante a industrialização de São Paulo, para ser comercializado como um substituto mais barato e mais durável das tradicionais coxas de galinha, que eram vendidas nas portas de fábricas. De São Paulo, a receita rapidamente se espalhou pelo restante do estado e, logo, do Brasil, já sendo popular no Rio de Janeiro e no Paraná na década de 1950, tornando-se um dos salgados mais apreciados em festas e comemorações.



segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013


                         FLORIANÓPOLIS
                             
                               A ilha da magia



Florianópolis, conhecida também como “Floripa”, é uma cidade brasileira capital do estado de Santa Catarina. Situa-se no litoral catarinense e conta com uma parte insular (ilha de Santa Catarina) e outra parte continental, incorporada à cidade em 1927 com a construção da ponte pênsil Hercílio Luz – com 820 m de comprimento – que ligou a ilha ao continente. 
            Varrida por ventos muito variáveis, possui um clima subtropical úmido, que se caracteriza pela alternância de verões e invernos e farta distribuição anual de chuvas. Isso em conjunto com suas 42 praias contribuiu para que ela se torne a capital turística do Mercosul, com um intenso movimento turístico durante todo o verão, principalmente com argentinos, gaúchos e paulistas.

            O plano da cidade originou-se a partir da Praça 15 de Novembro, que se estende até o pé da colina onde se eleva a catedral. A articulação dos bairros e subúrbios faz-se através de ruas ou avenidas, de longo e sinuoso traçado, entre o mar e as encostas dos morros. Apesar das sensíveis  modificações que construções modernas introduziram, a paisagem urbana guarda ainda muito do aspecto arquitetônico colonial.
           
O município vem se  firmando cada vez mais como centro de turismo, graças às praias (Jurerê, Canasvieiras, Ingleses, Armação e outras), que circundam a ilha, e à beleza da Lagoa da Conceição, a 13 Km de distância do centro. Nos arredores da lagoa, são características as rendas de bilros, de tradição açoriana. Entre os monumentos históricos da cidade, destacam-se a casa de Vitor Meireles, os fortes e a catedral metropolitana.

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013


                                BAIÃO DE DOIS

                 Prato típico do Nordeste brasileiro



Consiste num preparado de arroz e feijão e carne-seca. O termo “baião”, que deu origem ao nome do prato, designa uma dança típica do nordeste. A origem do termo ganhou popularidade com a música “Baião de Dois”, parceria do compositor cearense Humberto Teixeira com o “Rei do Baião”, o pernambucano Luís Gonzaga, na metade do século passado.

A história do baião de dois é do tempo das dificuldades das pessoas do sertão no período da seca, quando não podiam estragar nada, assim, uniram o arroz, o feijão, o queijo coalho, a carne de sol, a manteiga de garrafa e criaram um prato único, que sempre foi fundamental para dar sustento aos vaqueiros.

Por ser um prato saborosíssimo, em função da composição de seus ingredientes, ganhou projeção nacional e hoje pode ser saboreado em vários estados brasileiros.

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013



                               PANTANAL
  A maior planície de inundação contínua do mundo


                          

O Pantanal é formado principalmente pelas cheias do rio Paraguai e afluentes. A região tem cerca de 250 mil km², sendo que mais de 80% fica no Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. O restante fica principalmente na Bolívia e uma pequena parte ao Paraguai.
O bioma possui uma impressionante diversidade na fauna e flora. Segundo a WWF, o Fundo Mundial para a Natureza, existem no Pantanal 1.132 espécies de borboletas, 656 de aves, 122 de mamíferos, 263 de peixes e 93 de répteis. Na época das chuvas, entre outubro e fevereiro, o Pantanal fica praticamente intransitável por terra. No restante do ano, o solo forma um excelente pasto para o gado.
Uma parte da região forma o Parque Nacional do Pantanal Mato-Grossense, localizado na divisa dos estados de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso.
O Pantanal é um dos mais valiosos patrimônios naturais do Brasil e oferece ao visitante uma variedade de paisagens abertas povoadas por grandes populações de animais, cuja alimentação depende da fase aquática.

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013


                                RONALDO

                                    O fenômeno




Ronaldo Luís Nazário de Lima, mais conhecido como Ronaldo Fenômeno, encantou todo mundo com seu excelente futebol e uma carreira brilhante, de garra e persistência. O jogador, que nasceu no dia 22 de setembro de 1976, em uma família pobre, mostra como foi guerreiro ao passar por vários clubes, chegando aos mais importantes, internacionais, Copas do Mundo, entre tantos outros campeonatos de nível superior. O Fenômeno é também o maior artilheiro da história das copas do mundo, com 15 gols.

Iniciou sua carreira profissional no Cruzeiro, passando depois já para a seleção brasileira ainda garoto, posteriormente para o PSV Eindhoven, Barcelona, Internazionale, Real Madrid, Milan, encerrando a carreira no Corinthians, deixando um legado imenso no futebol e, acima de tudo, como um dos maiores jogadores do mundo.

Após sua aposentadoria como jogador profissional, Ronaldo passou a dedicar-se ao ramo empresarial, fundando a 9ine, uma empresa de marketing responsável por gerenciar carreiras esportivas.

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013


           O MAIOR JARDIM DE ORLA DO MUNDO

O jardim de Santos, cidade litorânea do estado de São Paulo, ganhou uma citação no Guinnes Book, o livro dos recordes, em 2001.



Idealizado pelo engenheiro Saturnino de Brito, o jardim começou a ser projetado em 1914. No entanto, a obra só teve início em 1935, pelo trecho da Praia do Gonzaga, entre os canais 2 e 3. Quatro anos depois, o jardim Aristides Bastos Machado, nome do prefeito que começou a construção, foi entregue aos moradores – e até hoje é motivo de orgulho para a região. 

Do José Menino à Ponta da Praia, longos gramados em conjunto com alamedas de palmeiras conferem um padrão único ao espaço que também conta com 1.300 canteiros e mais de 100 espécies de plantas.
E como desde a década de 20 o jardim tem uma função urbanística, tudo lá é pensado com o objetivo de garantir que a orla da praia esteja florida o ano todo. Além de ser o maior do mundo, traz vida e beleza para a cidade.

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013


          ESTÁDIO GOVERNADOR MAGALHÃES PINTO

                                         Mineirão



O Mineirão é um estádio de futebol tombado pelo Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural do Município de Belo Horizonte.
Com a escolha do Brasil como país-sede da Copa do Mundo FIFA de 2014 Belo Horizonte foi uma das cidades pré-selecionadas para sediar os jogos.

Depois de quase três anos de obras, o estádio foi reaberto ao público no dia 21 de dezembro de 2012 e tornou-se o segundo estádio da Copa do Mundo de 2014 a ser entregue.
Os dois maiores rivais do estado, Atlético-MG e Cruzeiro, foram responsáveis pela primeira partida organizada no estádio depois das obras, em 3 de fevereiro de 2013, na estreia do Campeonato Mineiro.

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013


                             FEIJÃO-TROPEIRO 

                        O sabor de Minas Gerais



Desde o período colonial, o transporte das mais diversas mercadorias era feito por tropas a cavalo ou em lombos de burros. Os homens que guiavam esses animais eram chamados tropeiros. Até a metade do século 20, eles “cortaram” boa parte do estado de Minas Gerais conduzindo gado.

O feijão misturado com farinha de mandioca, torresmo, linguiça, ovos, alho, cebola e tempero tornou-se um prato básico do cardápio desses homens. Daí a origem do nome feijão-tropeiro, numa referência direta aos integrantes das tropas.
O feijão tropeiro faz parte do dia a dia dos mineiros e é servido em bares, restaurantes e estádios.